Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2009

O canal 101

 

 
Olhou novamente para o relógio sa sala.
23:30h
Já percorrera do principio ao fim todos os canais televisivos disponíveis mas... nada de interessante. Ou publicidade – e ia carregando no botão do telecomando - ... ou publicidade... novamente publicidade... um daqueles programas de mesa –redonda... e mais publicidade... e um documentário sobre – que bicho era aquele ? – bem, sobre um animal parecido com um macaco, mas que não era um macaco... um noticiário... uma transmissão de basquetebol...
O dedo já pressionava maquinalmente o botão, a uma cadência sincopada.
- Bolas, ao menos um filme, se faz favor... – resmugou, sem vontade.
Mas não, a programação naquela noite não estava a ir de encontro aos seus desejos. E, ainda por cima, depois de um fatigante dia de trabalho, que vontade tinha ele de ficar a ver um documentário sobre bichos ou tertúlias de intelectuais, à volta de uma mesa ? Não, nem pensar... um filmezinho, por favor ... e se possível, uma comédia, ou qualquer coisa que o deixasse bem disposto.
Canal um, canal dois... – vamos lá outra vez dar a volta completa – canal três...
Encheu novamente o copo de licor.
Dois golos e muitos canais depois, parou. No pequeno écran, a já conhecida apresentadora do euromilhões fazia a sua tradicional demonstração da arte de bem apresentar, repetindo a mesma ave-maria de todas as semanas – as bolas numeradas de 1 a 50 já se encontram...
Espreguiçou-se. Faria bem melhor em desligar a televisão e ir dormir... afinal de contas, o despertador iria tocar, como de costume, às seis da manhã. E, agora que estava a pensar nisso, porque motivo estaria a passar o programa do euromilhões na televisão, a uma segunda-feira à noite ? Não deveria ser às sextas à noite ?
- Isto já está tudo maluco... – pensou para consigo – será que não têm mais nada para passar e pôem-se a repetir até os sorteios do euromilhões ? Essa agora, oh meus senhores... e o meu filme, hem ? E o meu filme ?
As bolas lá iam caindo, como todas as semanas. 10 - ... 30 ...
Avançou mais um canal. Publicidade .
- Olha, olha... há quanto tempo não passava este anúncio...
Deixou-se ficar por ali, enquanto revia um filme publicitário a uma bebida, daqueles já bastante antigos, mas que por um motivo qualquer, agora deveria estar outra vez na moda...
Depois do anúncio, voltou a recuar novamente um canal. Mesmo a tempo. A menina do euromilhões acabara de reler a chave da fortuna e despedia-se, com o melhor dos sorrisos.
- E esta foi a chave vencedora do sorteio número oito, de 20 de Fevereiro de 2009. Se foi um dos felizes...
Sim, claro, claro... porque utilizaria a moça sempre as mesmas frases ensaiadas, e mais, como conseguiria ela manter sempre aquele sorriso bem composto, durante todo o programa ? Só podia ser muito treino, muito treino...
Sentia os olhos cada vez mais pesados. A combinação de um dia de trabalho, um par de goles de um licor delicioso e a monotonia de um zapping ... que melhor remédio para a insónia podia desejar ?
Sem perceber ao certo como, adormeceu.
 
01:20h
Primeiro um olho, depois o outro... depois os dois. Muito a custo.
Contra vontade, ergueu-se do sofá – os sofás à noite são sempre mais confortáveis do que de dia, porque será ? – e arrastou-se até ao quarto, atirando-se para cima da cama.
Pouco depois, e já debaixo dos lençois, sentiu qualquer coisa a roer-lhe – literalmente – o espírito. Havia qualquer coisa que não o estava a deixar adormecer, mas ainda não descortinara o quê. Só sentia que deixara algo por fazer... e algo que devia ser importante.
Deu voltas e mais voltas na cama. Acendeu a luz, apagou a luz e voltou a acendê-la. O que seria ?
Ficou a contemplar o ponteiros do despertador, na sua caminhada ritmada à volta do mostrador, martelando aquele tic-tac baixinho. No principio, parecia-lhe ensurdecedor, agora já nem o ouvia. O que faz o hábito...
A vista desfocou-se do relógio e avançou um pouco mais. Na parede logo atrás da mesa de cabeceira, o espelho, a fotografia dos amigos da tropa e o calendário que o vizinho Batista do café lhe oferecera pareciam querer dizer-lhe algo.
- O espelho ? Não... estava inteiro... nem lhe tinha tocado naquele dia... a fotografia ? ... também não... não podia pensar em nenhum assunto que se relacionasse com a fotografia dos seus tempos da tropa... o calendário também não... aliás, os calendários são todos iguais...
Ia virar-se de novo na cama, mas mudou de ideias.
- Os calendários são todos... – começou a pensar, e deteve-se – mas que dia é hoje ?
Súbitamente mais desperto, voltou a reparar no calendário, desta vez com mais atenção.
- Fevereiro... hoje é segunda... já foi o dia dos namorados, portanto... ora cá está, 16, pois claro. Só pode ser, hoje é dia 16.
Os pensamentos recuaram um par de horas.
- Mas ... então e o programa... como é que pode ser ?
Levantou-se de um salto e dirigiu-se até à sala. Qual era o canal onde tinha visto a menina do euromilhões ? No 101 não era ? Sim, tinha a certeza... era de certeza o 101... lembrava-se nitidamente de ver os digitos vermelhos no mostrador da televisão...
Ligou de novo a televisão e foi passando os canais até atingir o número desejado.
Não existia canal 101.
Aliás, a sua televisão não tinha canal 101. Nem tão pouco o 100. Conseguia avançar até ao 99 e depois... bem, depois voltava ao 1, e por aí adiante.
- Esta agora...
Ficou boquiaberto, a olhar alternadamente para o canal 99, com a tradicional estática e som de ovos estrelados e para o telecomando.
Uns bons minutos depois, levantou-se e apanhou um bloco de apontamentos e uma caneta, abandonada sobre a mesa depois de um jog de palavras cruzadas quase completo.
- Quais eram os números? Quais eram ? Ai, que só me lembro do 10 e do... qual era o outro ?  
publicado por entremares às 00:14
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.BlogGincana


.Fevereiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. O unicórnio branco

. Nascer de novo

. Noites de lua nova

. Perguntas e Respostas

. Roby, o rei leão

. Onde mora o paraíso?

. Sinais

. Um novo destino

. O profeta

. Ele e Ela

. As doze badaladas

. O salto da alma nua

. O rei morreu... Viva o re...

. Blog Gincana - Novembro

. A dúvida humana

.

. João e o Mestre

. Aniversário

. E depois do adeus

. A pimenta do amor

. O que fazer?

. Sem título

. A mulher invisível

. A escolha dos anjos

. Os amantes

. A Dama do Outono

. Um pedido

. Simplesmente Eugénio

. Carmen Miranda

. A decisão

.arquivos

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

.links

.as minhas fotos

blogs SAPO

.subscrever feeds